Nova vacina para Herpes Zóster!
- fedias9
- 23 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Chegou ao mercado nacional uma nova vacina contra o herpes-zóster, doença que acomete principalmente idosos e imunocomprometidos, e provoca dores e lesões na pele. A chamada Shingrix, da GSK, tem eficácia superior a 90%, frente aos 70% de outras vacinas que já estão no mercado.
Uma bela notícia hajam vistas as complicações e morbidade que a herpes zóster pode causar. Entre elas a síndrome rara de Ramsay-Hunt, situação grave, que ganhou os holofotes já que o cantor Justin Bieber foi acometido.
Outras complicações, muito mais comum, são manchas, cicatrizes e a Neuralgia Pós Herpética, definida, segundo o Ministério da Saúde, como a persistência de dor por mais de 4-6 semanas do início dos sintomas da Herpes Zóster.

Confira abaixo quais as causas, sintomas e o que fazer quando se suspeita de Herpes Zóster.
1. Causa
Reativação Vírus Varicela Zóster (Adquirido geralmente na infância, na ausência de vacinas para varicela=catapora)
2. Como acontece a reativação?
Geralmente alterações na imunidade faz com que o vírus, que fica alojado em nos nervos da coluna vertebral seja reativado, no trajeto do mesmo.
3. Sintomas
Dor, mal-estar, febre e o mais evidente são manchas e nodulações que chamamos de vesículas sobre uma base avermelhada.
4. Tratamento
O Herpes Zóster precisa ser tratado. Utilizamos antivirais como aciclovir e valaciclovir em doses altas. Cansaço é uma das queixas com a medicação.
5. Prevenção
Temos a disposição para crianças a vacina da Varicela que previne contra o Zóster no futuro. Além disso, para adultos com mais de 50 anos e imunodeprimidos, existem 2 vacinas comercializadas no Brasil.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem vc acha que pode ajudar.
Fico à disposição para dúvidas e informações. Até mais!
댓글