Fios de cabelo espalhados pela casa, no travesseiro, na escova e caindo no banho.. Estas são condições que afetam muitas pessoas e que as deixam apreensivas.
Na verdade, uma quantidade perdida de fios diariamente é normal, mas há condições que levam a perda de até 600 fios por dia, como alerta a Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Felizmente, possuímos um arsenal grande de terapias que ajudam nos tratamentos capilares.
Conheça abaixo a terapia de luz de baixa intensidade, também conhecida como LLLT ("Low Level Light Therapy"). Uma opção segura e eficaz para queda de cabelo.

Terapia de Luz de Baixa Intensidade (LLLT)
A LLLT foi extensivamente estudada e demonstrou fornecer resultados clínicos significativos como uma terapia individual e uma adjuvante para terapias tradicionais como minoxidil e finasterida para pacientes com alopecia androgenética.
Ela é segura, fácil de usar, e amplamente acessível e, portanto, pode fornecer uma alternativa satisfatória para pacientes que não respondem a outras opções terapêuticas ou que desejam um tratamento completo.
Dispositivos: Boné, Capacete, Tiara e Pente
O tratamento funciona através de dispositivos em forma de boné ou capacete que são projetados para fornecer cobertura completa do couro cabeludo.
Uma vantagem desse design, em comparação com o pente ou tiara, é que os pacientes simplesmente colocam o boné na cabeça e a luz é distribuída igualmente para todas as partes do couro cabeludo.
Esses produtos emitem luz em comprimentos de onda que variam de 630 a 670 nm, com densidades de energia por tratamento a aproximadamente 47–67 mJ/cm2.
O uso deste dispositivos em forma de capacete por 15 a 30 minutos todos os dias ou em dias alternados por aproximadamente 4-6 meses aumenta a densidade e espessura do cabelo em pacientes com alopecia androgenética (queda hormonal).
Dentre os dispositivos aprovados pela ANVISA americana, FDA, estão o Theradome® e Igrow®.
Mecanismo de ação
Embora o mecanismo de ação preciso pelo qual a LLLT com LED ou LASER afeta o crescimento do cabelo permaneça desconhecido, uma série de teorias foram propostas.
A LLLT pode acelerar renovação celular gerando espécies reativas de oxigênio e vários antioxidantes, criando um ambiente que suporta o crescimento do cabelo.
Também pode ter um efeito ativador nas mitocôndrias (estruturas responsáveis pela produção de energia nas nossas células), aumentando assim o metabolismo celular e o crescimento do cabelo.
Também foi demonstrado que, após o tratamento com LLLT, há diminuição da inflamação local, o que pode permitir o aumento do crescimento do cabelo.
Dados preliminares e experiência na nossa clínica indicam que o tratamento com LLLT pode ser útil em caso de alopecia androgenéticas associadas a distúrbios inflamatórios do couro cabeludo e até mesmo para reduzir as alterações inflamatórias no líquen plano pilar e outros tipos de alopecias cicatriciais.
Conclusão
Cada pessoa deve ser avaliada de forma individual para que possa ser indicado o melhor tratamento para sua queda de cabelo.
Certamente, tratamentos combinados e seriados dão melhores resultados do que apenas uma abordagem.
Tem dúvida ou interesse em realizar seu tratamento capilar? Entre em contato conosco que podemos te ajudar.
Até mais!
Komentarze